Laboratório de Microbiologia•Atividade MicobactericidaVoltar
Teste Presuntivo
O Teste Presuntivo para Avaliação da Atividade Micobactericida é baseada na introdução de cilindros carreadores, previamente contaminados com microrganismos alvos (Micobacterium smegmatis) em tubos de ensaio contendo amostra teste (desinfetante), onde permanecem em contato pelo tempo solicitado/estipulado. Posteriormente, os cilindros são transferidos para tubos de ensaio contendo meio de cultura adequado e incubados por 12 dias.
Referência:
- AOAC Official Method 965.12 – Tuberculocidal Activity of Disinfectants – AOAC 19ºEdition – Revisão 4 – 2012
Teste Confirmatório
O Teste Confirmatório da Atividade Micobactericida é baseado na introdução de cilindros carreadores, previamente contaminados com microrganismos alvos (Micobacterium bovis/ Micobacterium massiliensse) em tubos de ensaio contendo amostra teste (desinfetante), onde permanecem em contato pelo tempo solicitado/estipulado. Posteriormente, os cilindros são transferidos para tubos de ensaio contendo meio de cultura adequado, e alíquotas dos tubos contendo neutralizante são transferidas para os meios de subcultura. Os tubos são incubados por 60 dias, e mais 30 dias adicionais caso não ocorra crescimento na primeira leitura.
- O objetivo do ensaio é verificar a eficácia do produto frente às micobactérias, comprovando ou não sua ação micobactericida.
Ensaio Indicado para:
- Desinfetantes de Alto Nível e Esterilizantes para uso exclusivo em hemodiálise
Referência:
- AOAC Official Method 965.12 – Tuberculocidal Activity of Disinfectants – AOAC 19ºEdition – Revisão 4 – 2012 (M. bovis)
- Método Confirmatório para Avaliação da Atividade Micobactericida de Desinfetantes. Rio de Janeiro INCQS/FIOCRUZ. 21 p.(65.3210.004)– Rev. 08 – 10/06/2009 (M.massiliense)