Área exclusiva

Cadastre-se / Esqueci minha senha

Laboratório de Pesquisa Clínica CosméticaDeterminação de FPS in vivo (COLIPA)Voltar

Determinação de FPS in vivo (metodologia COLIPA)

O teste utiliza 10 voluntários com tipo de pele (cor) específico para o teste.
Aplicamos o produto em uma quantidade padronizada, os voluntários são irradiados por uma força luminosa específica e congruente com o fator de FPS que será declarado, após essa irradiação os voluntários tem um período de descanso e depois desse período calculamos o valor do FPS encontrado.

É muito importante que a empresa saiba o valor esperado do FPS, pois quando ajustamos o aparelho para um FPS alto a força luminosa também será alta, então, se a empresa declara que o FPS é alto mas na verdade ele é baixo podemos irritar a pele do voluntário sem ter necessidade.

Esse estudo avalia a eficácia através de instrumentos que tem como alvo avaliar a eficácia do protetor solar com base em um valor de proteção estimado, sobre condições controladas e com aplicação de produto em quantidades padronizadas por profissionais qualificados.

O estudo de FPS é um estudo que quantifica a eficácia protetora de um produto, mas indiretamente ele também vê a segurança, pois, pessoas que dependem do uso de um fotoprotetor (ex: dermatoses solares, tratamentos com ácidos, prevenção de melanomas) precisam que o produto esteja com um FPS correto para que ele proporcione a segurança esperada. 
O estudo tem avaliação de segurança no início e termino por médico dermatologista e durante todo o período de estudo o voluntário tem disponibilidade de dermatologista para eventuais eventos adversos.
Se durante o processo não houverem reações/eventos adversos o produto será aprovado para o laudo de eficácia.

Esse estudo é utilizado para:

  • Valor de FPS para registro nas comunidades que aceitem a metodologia COLIPA

Newsletter

Social
Rua Romão Puiggari, 898 - Vl. das Mercês São Paulo/SP - Cep 04164-001 Telefone: (11) 2969-5020
y